segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Voltando as origens da Diáspora Africana.

     O tráfico negreiro foi causador de um dos maiores deslocamentos populacionais da história, entre os séculos XVI e XIX  mais de 12,5 milhões de africanos foram escravizados e exportados para América, Europa e algumas ilhas do oceano atlântico, ao fim da travessia chegaram vivos cerca de 10,7 milhões de africanos. A partir do século XV depois que os portugueses cruzaram o cabo do bojador em 1434 que tudo começou.Nessa época a mão de obra dos africanos não era tão cobiçada os interesses dos europeus era buscar terras, mercados, ouro e buscar uma rota alternativa para o oriente.
     O trabalho escravo dos africanos começou a se difundir após a conquista das ilhas do atlântico ,em São Tomé foi implantado pela primeira vez o modelo de exploração mercantilista baseado na grande propriedade, monocultura e mão de obra escrava.
     Portugal tinha um predomínio quase absoluto no que dizia respeito ao tráfico negreiro, seu primeiro rival foi o Reino de Castela atraído pelo comércio de escravo e pelo ouro recorreu ao papa para reivindicar o direito de também fazer negócio na costa africana  porém sua santidade fez com que Portugal ganhasse a causa, confirmando a primazia dessa nação no continente. Os portugueses permaneceram senhores da costa ao longo do século XVI, quando a conquista da América aumentou significativamente a demanda por escravos.
     Houve mudança da situação no século XVII com o surgimento de concorrência Inglesa e Francesa. Na época o tráfico transatlântico já havia se transformado em uma indústria, que iria crescer cada vez mais até atingir o ápice no século XVIII,seu declínio portanto começou no século XIX, após a proibição do trânsito de navios negreiros no Atlântico.


(por: Kaliane Mavy )

Nenhum comentário:

Postar um comentário